• Maria Silvana Alves

SIM, EU POSSO!!!


No último domingo, postei algumas redações de meus alunos do Ensino Médio os quais  vem se dedicando a melhorar, cada vez mais, nas suas produções textuais. São alunos que, mesmo com ensino remoto, buscam apoio, fazem leitura, participam das aulas online, enfim, estão se esforçando para conseguirem atingir suas metas.

Hoje, com autorização dos responsáveis, trago também dois textos de pacientes que iniciaram acompanhamento psicopedagógico nesta quarentena e estão me surpreendendo pela dedicação e esforço, ouvindo nossas dicas e estudando sobre as técnicas que podem contribuir com seu avanço nas suas escritas. Essas redações são mais do que um texto, elas são a prova de que " SIM, VOCÊS TAMBÉM PODEM!!!" respeitando seu tempo, seu ritmo, suas individualidades. Os textos foram feitos com minha intervenção pelo computador, mas ainda apresentam alguns "erros" .

REDAÇÃO 1 PROBLEMAS VIRTUAIS A iternet tem a capacidade de ferir, ajudar, facilitar, responder e trabalhar para as pessoas que desejam e precisam usá-la para trabalho ou motivos diversos. Há pessoas na interet que não pensam nas consequências de suas atitudes e acabam pensando que podem fazer outras pessoas se sentirem inferiores e menosprezadas. Com isso, podem levar outras pessoas a ficarem depresivas, chateadas e até obrigá-las a cometer atitudes que elas não fariam. Algumas vezes, as vítimas sem saber como lidarem com isso, acabam fazendo o que o abusador pede sem saber o que fazer e sem pedir ajuda. A intenet calça vários tipos de problema para a sociedade como estrese, depressão e problemas de vista, mas nós dependemos muito dela por causa de estilo de vida que temos atualmente. Por causa da pandemia, os estudantes precisaram buscar o ensino pela internet e com isso os problemas que já existiam ficaram ainda maiores. Um dos mais sérios problemas e que tende a terapia são os causadas por pessoas que abusam da outras por terem informações pessoas do individuo e usando para tirar vantagem. A humilhação pelo simples prazer em ver o outro em situação de fraqueza assim como casos de estorção de dinheiro são algumas das desvantagens da internet se não tivermos cuidado. Portanto, deveriamos tomar mas cuidado com pesquisas e qualquer outra situação que envolva a internet, pois algumas pessoas podem usar nossos dados e informações pessoais para nos explorar e tirar vantagem sobre nós. As grandes empresas ou sites de buscas deveriam garantir o bloqueio ao assesso de informação do usuários ou qualquer outra pessoa.


Tema "A segurança na internet"

(D. F. 16 anos)


REDAÇÃO 2 A VIOLÊNCIA EM NOSSA SOCIEDADE A VIOLENCIA AINDA ACONTECE EM MUITAS FAMILIA BRASILEIRAS DEVIDO A COMFLITO FAMILIARES E ABUSO DE PODER DOS ESPOSOS. EM ALGUMAS FAMILIAS EXISTEM MUITOS CONFLITOS DEVIDO A VARIOS FATORES COMO BEBIDAS, DROGRAS, CRISE FINANCEIRA, FALTA DE DIÁGOLO GERANDO BRIGAS EM CASA É COMUM NAS FAMILIAS, OS HOMENS POR SE ACHAREM FORTES, AGREDIREM SUAS CONPANHEIRAS E ATÉ MESMO SEU FILHOS, CAUSANDO SEPARAÇÃO E TRAUMAS PRO RESTO DA VIDA NAS VÍTIMAS. PORTANTO, PARA DIMINUIR A AGRECIVIDADE E A VIOLÊNCIA É PRESISO MAIS DIALOGO E RESPEITO. AS VITIMAS TAMBEM PRESISAM DENUCIA SEUS AGRESSORES, ALÉM DE APOIO PISCOLÓGICO

Tema Enem 2015 (G. N. 16 anos) A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira


16 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.