• Maria Silvana Alves

SE EU POSSO, VOCÊ TAMBÉM PODE!!!

“A consciência fonológica é fundamental para aprender a ler qualquer sistema de escrita alfabética”. (Ehri, 2004; Rath, 2001; Troia, 2004). Ela é uma das inabilidades de quem apresenta a Dislexia do desenvolvimento. Com o avanço das pesquisas e estudos, atualmente há diversas atividades, jogos, livros, entre outros, que estimulam esse correquisito para a alfabetização.


No vídeo abaixo, apresento um dos livrinhos que meus pacientes já alfabéticos e que estão em séries finais do Ensino Fundamental foram desenvolvendo durante as sessões. Neles, as crianças foram construindo frases fazendo uso de palavras e figuras que rimam.



É gratificante ver a empolgação dos pequenos autores acompanharem aqueles que ainda estão iniciando o processo de alfabetização lendo o que eles estavam escrevendo e ilustrando com tanta criatividade e carinho. Isso, nitidamente, motivou-os a capricharem cada vez mais!!!

Esse trabalho deixou evidente que empatia e alteridade já podem ser despertadas em tenra idade toda vez “que guardam sua dor pra cuidar da dor do outro”.


29 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.