• Maria Silvana Alves

O Dom da Dislexia


Ronald Davis nasceu em 1942, nos EUA. Autista, só aos 19 anos aprendeu a falar. Como não conseguia ler nem escrever, foi diagnosticado como disléxico. Em 1981, venceu a dislexia e, no ano seguinte, com a colaboração de uma psicóloga clínica, Dra. Fátima Ali, pesquisou e desenvolveu um programa intensivo visando à correção da dislexia. Fundou, então, a Reading Research Council, em Burlingame, na Califórnia. Em 1995, fundou a Davis Dyslexia Association International junto com a esposa, Alice Davis, e passou a divulgar seu trabalho pelo mundo, promovendo workshops visando ao treino de Facilitadores Davis. Além de O dom da dislexia, publicado pela Rocco, Ron Davis já lançou seu segundo livro, The Gift of Learnin (O dom de aprender).


Para Ron Davis, a dislexia é um dom, um talento. Em O dom da dislexia, Davis escreve inicialmente o que é a dislexia e o que faz com que os métodos convencionais de ensino não funcionem com crianças e adultos disléxicos.


Visando atender ao pedido de pais e educadores interessados no Método Davis de Correção da Dislexia, o livro apresenta instruções detalhadas para exercícios e estratégias de aprendizagem que podem ser utilizadas para ajudar o disléxico a reconhecer e corrigir a dislexia. São exercícios fáceis e divertidos, pois utilizam a linguagem não verbal, que reflete a forma de pensar principalmente em imagens do disléxico.


"Quando alguém domina algo, isto passa a ser parte dessa pessoa.Isto se torna parte do processo do pensamento e do processo criativo do indivíduo. Acrescenta a qualidade de sua essência a todo o pensamento subsequente e à criatividade do indivíduo." (Ronald D. Davis)
26 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.