• Maria Silvana Alves

NOVA SÉRIE DO BLOG: Brincando e Aprendendo.

Inauguramos hoje no blog, uma série de postagens. Nelas iremos apresentar alguns jogos divertidos com os quais é possível brincar e aprender ao mesmo tempo. A série será dividida em quatro postagens, e em cada uma delas iremos falar sobre um jogo. Divirtam-se!


Adivinhe a Letra: Criado por Orton e Gillighan em 1925 (Capovilla, 2002; Birsh, 2011), o método Multissensorial, Fônico e Articulatório pretende estimular a habilidade de percepção tátil e cinestésica articulando-as ao processo de alfabetização, possibilitando ao aprendente, estabelecer relação entre grafemas e fonemas.


Em palavras mais simples, seria uma forma de favorecer a criança em processo de alfabetização (principalmente as que apresentam dificuldade e transtorno de aprendizagem) a memorizar as letras, seus sons e nomes, através de atividades que envolvam os cinco sentidos.


No vídeo, estamos explorando a percepção tátil com letras de E.V.A., mas podemos fazer com outros materiais (letras em tecido, colagem em letras com sementes, entre outros). Além de divertido, já foram comprovados, através de estudos e pesquisas, a sua eficácia e resultados gratificantes.



Com esse vídeo acima, iniciamos nossa série Brincando e Aprendendo. Esperamos que tenham gostado e que acompanhem as próximas publicações.

25 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.