• Maria Silvana Alves

MATERIAL DOURADO E O ÁBACO

Material Dourado


Este material da Pais e Filhos, destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos). No ensino tradicional, as crianças acabam “dominando” os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o material dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado mais agradável.


Ábaco


O ábaco foi o primeiro objeto criado para desenvolver operações matemáticas. Este modelo de ábaco aberto da Ciabrink é composto por uma base de madeira, com 21 cm de largura e 16 cm de altura e por 50 argolas coloridas de madeira. O primeiro conjunto de argolas representa as dezenas de milhar, o segundo representa as unidades de milhar, o terceiro representa as centenas (C), o quarto representa as dezenas (D) e o último representa as unidades (U), conforme o descritivo na base.

O jogo estimula a atenção, o raciocínio e estimula a compreensão de numeração decimal e a realização de operações matemáticas. É indicado para crianças com idade a partir de 5 anos.


25 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.