• Maria Silvana Alves

MÃOZINHAS EM MOVIMENTO PARTE 2

VAMOS ABOTOAR?


Ontem, falamos da importância de exercitar os músculos das mãozinhas dos ninos e ninas para estimular a motricidade fina, tão necessária para a realização de tarefas do dia a dia e para a atividade de escrita. Seja com massinha de modelar, alinhavos, peças de Lego, clipes, prendedores de roupa coloridos, canudos, entre tantos outros, de forma lúdica a criança vai desenvolvendo cada vez mais agilidade e precisão em seus movimentos. Este material desenvolvido pela Criar – Materiais Pedagógicos estimula, além da coordenação motora fina (movimento de pinça), a discriminação visual, a contagem numérica e a nomeação das cores.


Como se vê no vídeo, ele é formado por um quadrado de feltro com botões de vários tamanhos presos nele. Nessa atividade, a criança retirou os balões feitos de feltros encaixados nos botões e colocou-os na cestinha do elefante. Em seguida, encaixou um por um desses balões abotoando-os de acordo com os tamanhos adequados. Uma boa oportunidade de se construir uma memória colorida antes da atividade de registro escrito! Principalmente se o fundo musical for Chuva, chuvisco, chuvarada, do canal Zis!



Há relatos de alguns pais de que, nessa quarentena, colocaram seus pequenos pra ajudar na cozinha fazendo almôndegas, bolachas, pães ou na pinturas de vasos, peças pequenas de decoração, enfim, colocando as mãozinhas de seus pequenos em movimento! As crianças estão adorando essa experiência e, ao mesmo tempo, aprimorando a motricidade fina!


19 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.