• Maria Silvana Alves

MÃOZINHAS EM MOVIMENTO - PARTE 1 : PLACA COM PINOS


Uma ferramenta importantíssima desenvolvida para o ensino da geometria plana (cálculo de perímetro, área, figuras simétricas, arestas, vértices, construção de polígonos entre outras situações), o Geoplano, também pode ser utilizada na fase inicial da alfabetização. Essa “Placa com Pinos”, da Materiais para Brincar confeccionada de material termoplástico é muito eficiente para a construção de letras e números, os quais são símbolos componentes do nosso código de comunicação.

Nós, adultos, fazemos atividades manuais com tanta naturalidade e destreza na motricidade fina que, muitas vezes, nem temos consciência do que foi necessário para adquirir essa competência. Para desenvolver a escrita, a criança precisa apresentar a precisão nos movimentos das mãos bem como o fortalecimento de algumas “equipes” de músculos. Essa habilidade com as mãozinhas possibilitará a ela, além de uma boa escrita, um melhor manuseio da tesoura, amarrar cadarços, abotoar e desabotoar, entre tantas outras tarefas diárias.

Dessa forma, ao reproduzir os símbolos propostos, não somente estará trabalhando memória visual e atenção, mas também os músculos das mãos aos esticar os elásticos entre os pinos. Pode ser utilizado por criança com idade a partir dos 5 anos, porém já utilizei na alfabetização de adultos como “aquecimento” para a escrita com aprovação total!

No vídeo, temos uma criança representando as letras que compõem seu nome, internalizando os sons e os nomes das mesmas; fazendo a relação grafema/fonema e também compreendendo a direcionalidade para escrita. Toda essa estimulação com material multissensorial!

Aprender é uma atividade sem limites!!!



18 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.