• Maria Silvana Alves

Livros que recomendo! Parte 3


Em O Dilema da Desatenção, Alexandre Callari e Renata Jardini estabelecem uma parceria para jogar uma nova luz sobre esse polêmico tema: a atenção. Ou a falta dela.

Quebrando paradigmas, estabelecendo uma nova abordagem teórica e sugerindo uma série de exercícios práticos que podem ser executados por qualquer pessoa, independente de ter ou não déficit da atenção e hiperatividade (TDAH), ou de possuir conhecimentos específicos sobre o tema. Os autores esclarecem questões obscuras ou controversas, sem desprezar o material científico disponível, mas também levando em consideração os estados naturais do homem (sufocados pela vida contemporânea), a sabedoria milenar de culturas orientais, sistemas alternativos e vivências e observações pessoais, o que fornece uma abordagem inusitada à questão.

Dando continuidade ao pensamento introduzido por Alexandre Callari em seu livro anterior Evolução é uma Opção, nesta obra os autores questionam a definição atual de desatenção, para finalmente chegar à compreensão do que chamam de estado de atenção plena, em que todo o ser se desenvolve de maneira harmônica e equilibrada, e encontra mais saúde para viver.

“Aqui não temos a pretensão de lhe oferecer uma solução mágica para seus problemas com a atenção, coisa que muitos desatentos buscam como o elixir da longevidade ou a chave do reino interior. (...) Um indivíduo atento obtém sim a chave do reino interior, mas de seu reino interior, a sua longevidade, que é única, impessoal e intransferível.” (Callari, Jardini)

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede." (Carlos Drummond de Andrade)

30 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.