• Maria Silvana Alves

JOGO PEGA-VARETAS E TANGRAN


PEGA-VARETAS

Uma opção para introduzir as operações de soma e multiplicação é o jogo "Pega Varetas" ( nas fotos, dois modelos: o de tamanho maior que pode ser realizado no chão, no tapete, etc., e o menor para mesa). É muito conhecido e bem simples de jogar e um dos preferidos nas minhas terapias. Ele é composto por 31 varetas coloridas e cada cor possui uma pontuação específica: amarelas 05 pontos, verdes 10, azuis 15, vermelhas 20 e preta 50 pontos.

As varetas são jogadas de forma aleatória e cada jogador pode remover a quantidade de varetas que conseguir desde que não mexa nas demais. Ele pode, inclusive, utilizar uma vareta para retirar as que faltam. Se mexer, é a vez do outro jogador. Aquele que somar a maior quantidade de pontos é o vencedor. É preciso que o jogador tenha boa habilidade manual e coordenação olho-mão para que não perca a sua vez de jogar ao tentar retirar a vareta que ele escolheu.

Ao final do jogo, na terapia, multiplico a quantidade de varetas por cor pela sua pontuação (como sugestão, pode-se mudar a pontuação de cada cor pelas tabuadas, por exemplo amarela vale 2, verde 3, e assim sucessivamente) e o resultado dessas multiplicações é somado ao final para conferir o vencedor.


TANGRAN


O Tangran é um quebra-cabeça chinês e o modelo mais conhecido apresenta 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo), conhecidos por "tans". Provavelmente tenha surgido na China na dinastia Song (960 - 1279 d.C.) e era utilizado para testar a inteligência dos chineses. Com o tempo, viajou pelo mundo chegando no início do século XIX à Europa.

Com esse jogo são estimuladas as habilidades de noção espacial, a criatividade e atenção. Além disso, as crianças têm a oportunidade de se familiarizarem com as formas geométricas, mantendo a mente sempre em atividade, uma vez que ele é capaz de estimular o lado esquerdo do cérebro (lógica) e o direito (informações abstratas) ao mesmo tempo.

Na foto abaixo, temos uma versão do Tangran de coração, formado por 9 peças e de origem desconhecida. Ambos são pura diversão para os pacientes, independente da idade!


0 visualização

© 2023 por EU E A DISLEXIA.