• Maria Silvana Alves

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - A PSICOPEDAGOGIA NA RELAÇÃO SUJEITO, FAMÍLIA E ESCOLA


O fracasso escolar não é um tema recente nem mais uma preocupação consequente dos tempos modernos. Há muito tempo, educadores vêm realizando pesquisas e investigando as causas que possam justificar o mau rendimento escolar ou os problemas de aprendizagem. Sabemos que o conhecimento do sujeito é construído na interação com o seu meio, seja o familiar, o escolar ou mesmo o bairro, e, deste meio, depende para se desenvolver como pessoa.


Entretanto, quando o meio é qualificado como inadequado para um desenvolvimento sadio, tanto físico quanto psicológico, o sujeito poderá encontrar obstáculos, mas poderão ser superados à medida que encontramos na família, na escola e no próprio sujeito uma porta, que nos permita entrar e (re)construir junto a estes uma nova aprendizagem.


Embora seja difícil falar separadamente do sujeito, da família e da escola, pois todos se fundem em uma relação triangular, esse livro faz uma abordagem em suas peculiaridades, focalizando as causas das dificuldades de aprendizagem próprias a cada uma destas instâncias.

(Livro de autoria de Simaia Sampaio. Psicopedagoga Clínica, graduada em Pedagogia. Autora de muitos artigos publicados em diversas revistas e sites)


15 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.