• Maria Silvana Alves

DICA DE OURO


Todo profissional tem um material terapêutico, seja ele um jogo, um livro, um programa, enfim, algum instrumento que é o seu queridinho, como diria uma amiga, uma “bíblia”, o qual nos norteia e nos dá mais segurança em nossas práticas, uma vez que traz evidências positivas sobre sua eficiência. Hoje venho falar um pouquinho sobre um livro que já está até meio surradinho, já perdeu até a capa, encadernei e continua sendo meus braços direito e esquerdo. Um material completo que me socorre constantemente nas intervenções terapêuticas. Lembro-me do dia em que fui comprá-lo. Era tanta a procura que tive que fazer o pedido e aguardar a entrega assim que fosse reposto pela editora. Mas você deve estar se perguntando sobre o porquê de eu estar falando dele pra você? Simplesmente porque acredito que o que é bom deve ser compartilhado!


CADERNO DE EXERCÍCIOS


Método das Boquinhas – Alfabetização e Reabilitação dos Distúrbios da Leitura e Escrita


O método de alfabetização e reabilitação, multissensorial, Fono-Vísuo-Articulatório, carinhosamente “apelidado” de Método das Boquinhas vem inovar o universo da leitura e escrita, utilizando-se além das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais (grafema/letra), as articulatórias (articulema/Boquinhas).

Foi desenvolvido pela fonoaudióloga Renata S. R. Jardini para promover o sucesso no aprendizado de leitura e escrita das crianças que não conseguem alfabetizar-se e apresentam inúmeros problemas para este aprendizado, como as trocas e confusões de letras, comuns nos casos de dislexias e patologias afins. Em 2009 foi certificado como Tecnologia Educacional pelo MEC.

Vem sendo aplicado em parceria com fonoaudiólogos e pedagogos, podendo ser um instrumento de grande auxílio nas salas de aula, com crianças comuns e outras que apresentam distúrbios de leitura e escrita.

Dividido em Livro I-Fundamentação Teórica, oferece esclarecimentos sobre as patologias da leitura e escrita e subsídios teóricos acerca do Método das Boquinhas e Livro II- Caderno de Exercícios, com cerca de 500 exercícios que facilitam a prática educacional daqueles professores que buscam por respostas dos problemas diários, enfrentados nas salas de aula.

Estes livros nos mostram de maneira simples e eficiente, que muitas vezes a atitude do ensinante, aliada à técnica adequada, promovem o sucesso almejado e nos capacitam a ver os problemas como oportunidades de aprendizado, não só do aluno, mas de seus pais e professores.

Nessa edição, agora pela Editora Boquinhas, a autora contempla as sugestões recebidas nos inúmeros cursos de capacitação realizados por todo o território nacional, tornando os livros mais simples e úteis no dia a dia das salas de aula e dos consultórios.


18 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.