• Maria Silvana Alves

BACLE – Bateria de Avaliação de Competências Iniciais para a Leitura e a Escrita


Instrumento de aferição de competência em que a identificação de um dado grupo de comportamentos acadêmicos será indicativo de dificuldade ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita. A sua dimensão e particularidades possibilitam determinar com confiança o estádio da criança. Esta obra surge da necessidade de estabelecermos uma relação direta das Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita com o insucesso no primeiro CEB e suas implicações ao longo do percurso da criança, transformando-se num problema na vida acadêmica e pessoal. Observa-se que muitas crianças apresentam dificuldades, sendo premente uma aferição das áreas para a aquisição da leitura e escrita: maturidade perceptiva; memória; esquema corporal e orientação espacio-temporal; desenvolvimento motor e linguagem, essenciais na aprendizagem. A leitura é balizada na decifração de signos na consciência fonológica e na extração de significados da informação escrita; a escrita é a habilidade do reconhecimento das palavras, a atribuição de significado e a operacionalização da forma ortográfica e dos processos motores. Assim, apontamos que o desenvolvimento do processo de aquisição e proficiência da leitura e escrita necessitam de uma pré-avaliação pertinente das áreas desenvolvidas e uma intervenção adequada, cabendo ao profissional uma ação reeducativa. Perante a necessidade de instrumentos de aferição dos estádios de pré desenvolvimento na aprendizagem da Leitura e Escrita em Portugal, criamos a BACLE - Bateria de Avaliação de Competências iniciais para a Leitura e Escrita, visando determinar as pré competências em crianças no final do Pré-escolar contribuindo, para a lacuna no âmbito das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e Escrita.

(Pereira, R. S.; Rocha, R. M. M.)

20 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.