• Maria Silvana Alves

AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA DE TEXTOS EXPOSITIVOS


“Este material tem como objetivo principal auxiliar os psicopedagogos e fonoaudiólogos na avaliação da compreensão leitora dos pacientes a eles encaminhados. Ao serem utilizados textos expositivos como foco deste instrumento, foi levada em conta a importância de seu uso na escola, pois eles estão presentes em todas as áreas do conhecimento e, da sua compreensão, depende, muitas vezes, o sucesso ou o fracasso do aluno nas diferentes disciplinas.

Estes textos possuem diferentes formas de organização (superestrutura). A clareza e a explicitação das informações no texto, aliada à forma como o leitor segue as pistas textuais, são variáveis que interferem na compreensão leitora.

Ao utilizar, na avaliação, textos expositivos organizados com características mais definidas em relação às diferentes superestruturas, é possível tornar mais clara a forma como os leitores com dificuldades constroem, mentalmente, as informações textuais, o que aprendem sobre elas e quais seus possíveis problemas de compreensão.


O material possibilita a avaliação da compreensão leitora de textos expositivos, oportunizando a observação e a análise de aspectos cognitivos, metacognitivos e motivacionais do leitor.”

Sugestão de link para adquirir esse material 

https://www.booktoy.com.br/avaliacao-da-compreensao-leitora-de-textos-expositivos-teste-completo-2375

14 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.