• Maria Silvana Alves

APLICATIVOS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA UMA SAÚDE DISLÉXICA

Na semana passada, tivemos um post com reflexões sobre como a tecnologia pode facilitar os estudos de escolares com dislexia. Por se tratar de um transtorno neurobiológico de evolução crônica, o suporte no ambiente escolar e familiar é fundamental para favorecer o aprendizado. e o desempenho acadêmico de ninas e ninos disléxicos. Vale lembrar que a dislexia não traz prejuízos apenas nas atividades de leitura e escrita, mas também na organização do tempo, no cumprimento de tarefas diárias, na atenção e memória, entre outros. Hoje, trazemos algumas dicas de aplicativos gratuitos que podem contribuir na melhora da qualidade de vida dos disléxicos.

1) App: I'm On It! ADHD Focus Timer for ADHD & ASD


O "I'm On It!" O aplicativo cronômetro para Android foi projetado especificamente para pessoas que lutam para manter o foco na tarefa em questão. Podem ser crianças ou adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH ou ADD), bem como pessoas que enfrentam os desafios únicos do Transtorno do Espectro do Autismo de Alta Funcionalidade, ou ASD (Síndrome de Asperger) e, claro, qualquer pessoa que luta para manter o foco . Recursos baseados em pesquisa Projetados desde o início para ajudar você ou seu filho com ASD ou TDAH a aprender a manter o foco. Os recursos incluem: * Um cronômetro, que pode ser definido para qualquer período de tempo até 60 minutos (1 hora) para que você possa dividir tarefas grandes em partes menores. * Um lembrete audível ou vibração silenciosa que pode ser configurada para disparar em intervalos regulares para mantê-lo concentrado. * Intervalos de lembrete ajustáveis ​​na forma de "Níveis". Depois de dominar o nível 1, passe para o nível dois. Os lembretes podem ser configurados para qualquer lugar a partir de 30 segundos a 30 minutos. * Três dicas visuais representam o tempo restante: - Um ponteiro de relógio em movimento que gira em direção a 0. - Uma barra de progresso horizontal que se move em direção ao final. - Um display digital grande e fácil de ler. * Este é um aplicativo gratuito. Todo o conteúdo e recursos estão disponíveis gratuitamente e sem publicidade. * O aplicativo não coleta ou transmite qualquer informação sobre o usuário. (Suas configurações para o aplicativo são armazenadas em seu telefone.) 2) App: EduEdu - Alfabetização sem dificuldades!

Procurando um app gratuito para ajudar o seu filho/aluno na escola? Conheça o EduEdu, uma solução gratuita para crianças com dificuldade de ler e escrever, utilizada por mais de 250.000 alunos. A partir de uma breve avaliação, identificamos no que a criança precisa melhorar e criamos atividades personalizadas para garantir seu sucesso escolar. Disponibilizamos centenas de atividades digitais para aprender no próprio aplicativo. Além disso, temos diversas atividades para imprimir! O EduEdu acompanha a evolução da criança ao longo do ano, monitorando seu progresso e gerando novas atividades. Nosso material é dinâmico e divertido, incluindo uma variedade de atividades, jogos, livros, músicas e textos. Mas diversão aqui é coisa séria: somos totalmente alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que dá as diretrizes para os currículos das escolas brasileiras. O EduEdu conta com um espaço socioemocional, uma ferramenta para ajudá-la a reconhecer e nomear suas emoções e a conversar sobre elas. ▶ 9 entre 10 crianças dizem que gostam do EduEdu! Como o EduEdu funciona: 1° Passo: A criança realiza atividades interativas para verificar seu domínio em diferentes áreas de conhecimento. Em seguida, o EduEdu gera uma explicação detalhada sobre seu desempenho em cada área. Os resultados são apresentados de forma simples, indicando as competências que a criança precisa conquistar e praticar para avançar na escola e no processo de alfabetização. 2° Passo: O EduEdu cria um material personalizado, dinâmico e divertido com a finalidade de promover a aprendizagem de maneira individualizada, focando as áreas de dificuldade indicadas no relatório inicial. O material inclui uma variedade de atividades, jogos, livros, músicas e textos. Todo o nosso material é gratuito: as atividades podem ser completadas diretamente no aplicativo e/ou impressas. 3° Passo: O EduEdu acompanha a evolução da criança ao longo do ano, monitorando seu progresso e gerando novas atividades para ela.

Para quem é?

O EduEdu foi elaborado para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem. Atualmente, atende a alunos matriculados do 1° ao 3° ano do ensino fundamental e alunos da pré-escola da educação infantil. O EduEdu pode ser utilizado por pais, professores e especialistas. Anos disponíveis: - 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental - Pré-escola da educação infantil - 4º e 5º anos do ensino fundamental: em breve! Disciplinas - Língua portuguesa - Matemática: em breve! Preço Gratuito! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através do e-mail: eduedu@institutoabcd.org.br que estamos prontos para ajudar. 3) App: Peak- Treinamento Cerebral


Peak é o treino divertido e gratuito para o cérebro, projetado especialmente para você. O Peak usa jogos e quebra-cabeças para o cérebro para desafiar a memória, a linguagem e o pensamento crítico a fim de manter a mente ativa. Com jogos para o cérebro criados em parceria com acadêmicos de importantes universidades, como a Universidade de Cambridge e a NYU, e mais de 12 milhões de downloads, Peak é a máxima experiência de treinamento do cérebro. Bastam 10 minutos por dia para completar um exercício de treinamento do cérebro. E, com 45 jogos para o cérebro para adultos e novos exercícios de treinamento do cérebro todos os dias, há sempre um desafio divertido esperando por você. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - Jogos para o cérebro gratuitos para desafiar a sua Memória, Atenção, Matemática, Resolução de Problemas, Agilidade Mental, Linguagem, Coordenação, Criatividade e Controle da Emoção. - Saiba em quais categorias o seu cérebro se sobressai e compita com amigos, comparando o seu mapa cerebral e o desempenho do seu cérebro no jogo.

- O Coach, o personal trainer para o seu cérebro, ajuda você a acompanhar o seu progresso e a melhorar. - Treinamento cerebral cognitivo com jogos de pesquisadores especialistas da Universidade de Cambridge, NYU e outras. - Funciona off-line para você poder curtir os jogos do Peak para o cérebro onde quer que esteja. - Selecionado pelo Google como a Escolha do Editor. - Mais de 45 jogos para o cérebro disponíveis e atualizações regulares para manter você desafiado. - Receba treinos para o cérebro personalizados e informações detalhadas com o Peak Pro. - Obtenha acesso aos módulos de Treinamento Avançado do Peak: programas intensivos que treinam uma habilidade específica, incluindo o novo jogo de memória Wizard, criado com a Professora Barbara Sahakian e Tom Piercy no Departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge. NA MÍDIA The Guardian: "Os minijogos focam em memória e atenção, com grandes detalhes no feedback sobre o seu desempenho." The Wall Street Journal: "Estou impressionado com os gráficos no Peak que permitem ver seu desempenho ao longo do tempo." Techworld: "O app Peak é projetado para fornecer a cada usuário um nível profundo de discernimento sobre o estado atual de sua função cognitiva." DESENVOLVIDO POR NEUROCIENTISTAS Concebido em colaboração com especialistas em neurociência, ciência cognitiva e educação, Peak torna o treinamento do cérebro divertido e gratificante. O conselho consultivo científico do Peak inclui Bruce E. Wexler, médico, Professor Emérito na Escola de Medicina Yale e fundador e cientista principal do C8 Sciences, e a professora Barbara Sahakian FMedSci DSc, Professora de Neuropsicologia Clínica na Universidade de Cambridge. Todos os textos aqui postados nas descrições dos aplicativos foram retirados do PlayStore. Espero que tenham gostado das nossas dicas!!!


12 visualizações0 comentário

© 2023 por EU E A DISLEXIA.