• Maria Silvana Alves

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA

Em meio a tanto avanço tecnológico e correria do dia a dia, podemos pensar que brincar é uma atividade que, muitas vezes, pode ficar para segundo plano. Entretanto, muitos podem deixar passar despercebido que através dessa atividade lúdica, muitas oportunidades de aprendizagem são oferecidas à criança tais como autorregulação, criatividade, resistência à frustração, conhecer o seu próprio corpo no espaço, entre tantas outras. Através do brincar, essa linguagem tão natural aos ninos e ninas, a criança se estrutura como sujeito da emoção, da razão e da interação com o outro. Hoje trazemos algumas dicas de brincadeiras e jogos que podem contribuir no desenvolvimento infantil de crianças e fazer a diferença tanto em seu processo mais formal do ensino como em sua vida adulta. Apresentamos essas dicas de acordo com a faixa etária para que esses momentos lúdicos sejam otimizados pelos pequenos.



DESENVOLVIMENTO INFANTIL - ATIVIDADES E BRINQUEDOS


2 a 3 anos

Atividades

  • exploração do meio;

  • sentar em bancos;

  • triciclos e velotrol;

  • atividades de banho;

  • atividades de faz de conta;

  • livros em pop up;

  • esconder e procurar;

  • atividades com areia e água;

  • quebra-cabeça ( 4 partes).









Brinquedos Indicados

  • jogos de bater com martelinho;

  • caixas com fechaduras;

  • brinquedos de dar corda;

  • imitação (ferramentas, telefone, bonecas, comidinhas);

  • jogo de memória simples.









3 a 4 anos

Atividades

  • exploração do meio;

  • boliche;

  • cabo de guerra;

  • dançar;

  • pés em linhas ( equilíbrio);

  • sentar na bola;

  • ímãs na geladeira;

  • artesanatos (pulseiras);

  • jogos de associação ( quente/frio ; bravo/calmo)



Brinquedos Indicados

  • jogos de mira;

  • vai e vem;

  • bater com o taco;

  • estações de ginástica (circuitos);

  • brincadeiras cantadas – rimas ( parlendas);

  • fantoches (mão inteira).



4 a 5 anos

Atividades

  • exploração do meio;

  • ensinar a pegar corretamente;

  • uso de pregadores;

  • pincel;

  • jogo de futebol e basquete;

  • atividades de desenho;

  • estimular movimento de pinça;

  • converse muito e inclua as palavras COMO, QUANDO, POR QUE e ONDE (exigir que responda de acordo com a pergunta).


Brinquedos Indicados

  • fantoches de mão e dedos;

  • lousa na parede;

  • quebra-cabeça com 8 peças;

  • jogos de tabuleiro simples;

  • projetos de ciência adequado à idade;

  • brincadeiras de imitação;

  • peças menores de encaixe e madeira;



MUITO IMPORTANTE!!!


  • São necessárias, no mínimo, duas ou três atividades por dia de estimulação auditiva e visual;

  • Os circuitos psicomotores trabalham muito a posição no espaço e as relações espaciais;

  • A rotina é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois ajuda na sua organização e criação de parâmetros;

  • As crianças com dificuldades de aprendizagem devem ser estimuladas com as mesmas atividades que as outras, porém com mais repetições;

  • Evitar usar palavras no diminutivo ou fala infantilizada para os maiores;

  • O “brincar” com o brinquedo deve ser estimulado e mediado por um adulto;

  • Os estímulos VISUAL, AUDITIVO e MOTOR são os que mais estimulam o SNC da criança.

BRINCAR É MAIS DO QUE DIVERSÃO: É APRENDIZADO!

27 visualizações0 comentário

© 2023 por EU E A DISLEXIA.