- Maria Silvana Alves
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA
Em meio a tanto avanço tecnológico e correria do dia a dia, podemos pensar que brincar é uma atividade que, muitas vezes, pode ficar para segundo plano. Entretanto, muitos podem deixar passar despercebido que através dessa atividade lúdica, muitas oportunidades de aprendizagem são oferecidas à criança tais como autorregulação, criatividade, resistência à frustração, conhecer o seu próprio corpo no espaço, entre tantas outras. Através do brincar, essa linguagem tão natural aos ninos e ninas, a criança se estrutura como sujeito da emoção, da razão e da interação com o outro. Hoje trazemos algumas dicas de brincadeiras e jogos que podem contribuir no desenvolvimento infantil de crianças e fazer a diferença tanto em seu processo mais formal do ensino como em sua vida adulta. Apresentamos essas dicas de acordo com a faixa etária para que esses momentos lúdicos sejam otimizados pelos pequenos.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL - ATIVIDADES E BRINQUEDOS
2 a 3 anos
Atividades
exploração do meio;
sentar em bancos;
triciclos e velotrol;
atividades de banho;
atividades de faz de conta;
livros em pop up;
esconder e procurar;
atividades com areia e água;
quebra-cabeça ( 4 partes).
Brinquedos Indicados
jogos de bater com martelinho;
caixas com fechaduras;
brinquedos de dar corda;
imitação (ferramentas, telefone, bonecas, comidinhas);
jogo de memória simples.
3 a 4 anos
Atividades
exploração do meio;
boliche;
cabo de guerra;
dançar;
pés em linhas ( equilíbrio);
sentar na bola;
ímãs na geladeira;
artesanatos (pulseiras);
jogos de associação ( quente/frio ; bravo/calmo)
Brinquedos Indicados
jogos de mira;
vai e vem;
bater com o taco;
estações de ginástica (circuitos);
brincadeiras cantadas – rimas ( parlendas);
fantoches (mão inteira).
4 a 5 anos
Atividades
exploração do meio;
ensinar a pegar corretamente;
uso de pregadores;
pincel;
jogo de futebol e basquete;
atividades de desenho;
estimular movimento de pinça;
converse muito e inclua as palavras COMO, QUANDO, POR QUE e ONDE (exigir que responda de acordo com a pergunta).
Brinquedos Indicados
fantoches de mão e dedos;
lousa na parede;
quebra-cabeça com 8 peças;
jogos de tabuleiro simples;
projetos de ciência adequado à idade;
brincadeiras de imitação;
peças menores de encaixe e madeira;
MUITO IMPORTANTE!!!

São necessárias, no mínimo, duas ou três atividades por dia de estimulação auditiva e visual;
Os circuitos psicomotores trabalham muito a posição no espaço e as relações espaciais;
A rotina é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois ajuda na sua organização e criação de parâmetros;
As crianças com dificuldades de aprendizagem devem ser estimuladas com as mesmas atividades que as outras, porém com mais repetições;
Evitar usar palavras no diminutivo ou fala infantilizada para os maiores;
O “brincar” com o brinquedo deve ser estimulado e mediado por um adulto;
Os estímulos VISUAL, AUDITIVO e MOTOR são os que mais estimulam o SNC da criança.

BRINCAR É MAIS DO QUE DIVERSÃO: É APRENDIZADO!