- Maria Silvana Alves
A ESTIMULAÇÃO COMO UM DIFERENCIAL NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
“Quando olho uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura pelo que é, e respeito pelo que pode ser.” (Piaget, J.)
Esta frase de Piaget é bastante inspiradora, pois quando temos contato com uma criança pela primeira vez percebemos que nela há um universo de possibilidades pela frente e vai depender do contexto (seja ele familiar ou escolar) do qual faz parte para ser um sujeito feliz no futuro. Mas afinal, o que é “estimular”? De acordo com o dicionário online Michaelis, é “o ato de incentivar alguém a fazer alguma coisa; animar; encorajar; incitar; impulsionar o desenvolvimento; aumentar ou ativar as funções de um órgão ou de outra estrutura corporal.” Em outras palavras, é provocar uma reação e, de acordo com a neurociência, mudar um comportamento, promover um aprendizado.

QUAIS AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CRIANÇA APRENDER?
o estado de bem estar (a criança está bem?)
equilíbrio interno (aspecto biológico)
equilíbrio externo (ambiente escolar e familiar)
interação (genética X ambiente)

A estimulação é fundamental para que a criança possa ter um bom desenvolvimento global . A imagem abaixo nos mostra como ocorre o desenvolvimento do cérebro de uma criança no seu primeiro aninho de vida. A afetividade e as interações com o meio através das estimulações adequadas são umas das grandes responsáveis pela transformação nessa rede neural.

“Quanto maior o vínculo que a criança tem com o cuidador nos primeiros anos de vida, maior é a rede de conexões no seu cérebro.” (Dra. Escobar)
De acordo com Pereira e Rocha (2016), as Competências Iniciais para a Leitura e Escrita que precisam ser estimuladas no período que antecede a alfabetização a fim de que o processo ocorra da forma mais adequada, são:
Maturidade perceptiva:
a) Auditiva
b) Visual
c) Dominância Lateral (3-4 anos)
d) Reconhecimento da dominância lateral:
- em si mesmo;
- no outro;
- no espaço gráfico.
Memória:
a) Memória visual;
b) Memória auditiva.
Esquema corporal e orientação espaço-temporal:
a) Identificação em si;
b) Identificação no outro;
c) Posição no espaço gráfico.
Desenvolvimento motor:
a) Motricidade fina.
* Linguagem:
a) Compreensão oral:
b) Consciência fonológica:
- rimas;
- compreensão e decodificação;
- classificação da sílaba e fonemas iniciais;
- manipulação da sílaba inicial e final;
- segmentação das sílabas.
c) Expressão oral.