• Maria Silvana Alves

A DISLEXIA E A MATEMÁTICA


A Matemática está tão presente em nossa rotina que, às vezes, nem percebemos. Seria impossível para o homem, nos dias de hoje, realizar determinadas tarefas sem ela. Desde a compra de uma verdura na feira, no troco do pãozinho na padaria, no fechamento do orçamento familiar, enfim, em muitas situações rotineiras.

Acontece que a disciplina de Matemática  para muitos alunos durante toda sua vida escolar é um enorme pesadelo, principalmente no período que antecede  as provas bimestrais e mensais;  nos vestibulinhos, nos vestibulares, nas provas do Enem  e, posteriormente, nos concursos públicos. Esses alunos que apresentam dificuldade em matemática, juntamente com seus pais,  procuram apoio em reforços pedagógicos, aulas com especialistas graduados em matemática e num treino incansável de exercícios, buscam ao menos um resultado que os façam estar na média com os demais.

Muitos disléxicos apresentam uma enorme facilidade com a matemática, destacando-os de seus pares. Em contrapartida, o transtorno da Dislexia do Desenvolvimento pode apresentar como comorbidade outro  transtorno de aprendizagem:  a Discalculia do Desenvolvimento, o qual  é evidenciado naqueles que apresentam “dificuldade em operar o raciocínio aritmético e, consequentemente,  em compreender as grandezas numéricas” (Bossa,  2014). Pesquisas revelam que os números de correlação entre esses transtornos  estão entre 20 a 40 % (Schulte-Körne, 2010).

Crianças que apresentam discalculia têm, em sua maioria, uma aversão a atividades que envolvam números, devido à dificuldade em compreender suas propriedades. Nas séries iniciais, a utilização de materiais concretos como o material dourado, ábaco, entre outros, contribuem de forma significativa na compreensão dos conceitos matemáticos. Para os discalcúlicos, esses e outros instrumentos serão fundamentais!

No próximo dia 06, é comemorado o Dia Nacional da Matemática e durante esta semana, estaremos apresentando uma série de temas relacionados com a Matemática: dicas de livros, jogos, desafios matemáticos, materiais terapêuticos, enfim, alguns dos inúmeros instrumentos que podem favorecer a aprendizagem daqueles que apresentam inabilidades com os números e suas operações.

Os direitos autorais da imagem pertencem à Domlexia.


0 visualização

© 2023 por EU E A DISLEXIA.