• Maria Silvana Alves

2º episódio - Viagem dentro da dislexia

"[...] Meu problema não é a dislexia. Meu problema é um sistema educacional mal projetado, que esperava que eu fosse algo que eu não sou! [...]". Essa frase foi dita por Ben Foss, inventor do leitor eletrônico da Dell, e está contida no episódio da nossa Viagem dentro da dislexia de hoje. O que Foss está dizendo é que o sistema educacional, (no caso dele, o dos Estados Unidos, mas que também pode ser considerado para vários outros sistemas educacionais), não foi projetado para atender a TODOS os perfis de aprendizado, e sim pra atender ao modelo de aprendizagem escolar tradicional. Dessa maneira, muitas vezes é pedido para que pessoas com diferentes perfis se adequem ao sistema educacional, quando na verdade, o ideal seria o sistema se adequar à neurodiversidade, conceito da neurociência que, basicamente, considera que há diversas maneiras de se aprender.


Também vamos entender por que quando um disléxico lê, ele fica cansado. Em uma conversa com alguns alunos, o Dr. Willian Keeney mostra como o cérebro deles funciona. Esse conhecimento é fundamental para o entendimento do transtorno e das dificuldades que ele apresenta, tanto para esclarecimento de dúvidas quanto para superação das barreiras diárias, pois sabendo dessas informações, é possível desenvolver diferentes estratégias para atingir um objetivo.


Boa Viagem pela Dislexia!

Todos os direitos estão reservados à HBO.


Esperamos que estejam gostando do documentário. Curtam e compartilhem nosso blog para que possamos chegar cada vez mais longe e, dessa forma, poder ajudar cada vez mais pessoas.


Vamos conversar? Faça o login abaixo e deixe seu comentário. É muito bom ter a participação de vocês aqui conosco.

14 visualizações

© 2023 por EU E A DISLEXIA.